Parabéns a Professora Simone Rosa, e a Todos os Alunos do 1º Ano "A" pela belíssima apresentação em forma de Teatro. Com o tema Gravidez na adolescência.
Parabéns ao Aluno do 1º Ano “A”, Otaviano Jr. e demais colegas pela boa apresentação no terceiro dia do evento. Menino que tirou de letra um problema de saúde e segue dando exemplo de vida.
Aluna Weslane se destaca com seu bom humor, no momento do Feedback.
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA*
Conheci uma menina faceira
Mas alguém, brincando a seduziu
E a deixou... A brincadeira sumiu...
Só ficaram as bonecas na esteira...
A menina, os brinquedos, deixou
Para esperar o seu bebê nascer,
Situação que a fez chorar e sofrer,
Dedicou-se ao filho, amamentou...
Defrontou-se com o ser mulher
Cumprindo a genética herança...
Mesmo sendo ainda criança
Corajosa, foi se mantendo na fé...
Sem insistir nunca mais fez
As brincadeiras da adolescência,
A trabalhar sem complacência
Esperando ser feliz outra vez!
Excerto do poema "Gravidez na Adolescência"
A adolescência, faixa etária entre 10 e 19 anos, se manifesta por transformações anatômicas, fisiológicas, psicológicas e sociais. A importância demográfica desse grupo, é muito grande, não só para o governo, que investe em educação integral, programas de saúde e aconselhamento, etc., mas também para a família. Esta, quanto mais carente economicamente, mais carente ainda em educação. Educação, é conhecimento. Sem conhecimento as meninas não se preparam para uma gravidez responsável, para sexo seguro, controle de doenças sexualmente transmissíveis, etc. Assim, sofrem... E sofrem muito... O assunto sexo na adolescência ainda é um grande tabu. Nas escolas, segundo Marta Suplicy, sexóloga, a melhor pessoa para falar sobre sexo, é aquele professor, que os alunos têm mais abertura, mais liberdade, e não o especialista, porque diz Marta"...Para falar sobre sexo é preciso primeiro saber ouvir..."